O que é uma fábula e quais são suas principais características?
A fábula teve a sua origem no Oriente, onde existe uma vasta tradição, passando depois para a Grécia, onde foi cultivada por Hesíodo, Arquíloco e sobretudo Esopo. Neste período o género ainda pertencia à tradição oral. Foram os romanos, entre os quais sobressai Fedro, que inseriram a fábula na literatura escrita.
O que é uma fábula?
Fábulas são textos direcionados ao público infantil, tendo os animais falantes como personagens principais. São histórias no sentido figurado, que trazem lições de moral e ensinamentos ao longo da narrativa.
Para que serve uma fábula?
São histórias fáceis de entender e que ensinam valores éticos e morais às crianças em forma de entretenimento.
É a partir das fábulas, por exemplo, que aprendemos a…
…não confiar em estranhos;
…não ser preguiçosos;
…não acreditar em tudo o que vemos.
Características das fábulas:
Moral da história:
No final da história, existe sempre uma “lição de moral”. Ela serve para ajudar as crianças a compreenderem os ensinamentos da narrativa de forma mais prática. Essa moral pode vir em forma de parágrafo curto ou frase final.
Animais falantes:
O elemento principal das fábulas é conter animais que falam. Eles podem conversar tanto entre si, como fazem os seres humanos, e isso acontece de forma natural, como se fosse “normal” ver animais dialogando por aí. Cada animal simboliza algum aspeto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativacom fundo didático.
Textos curtos:
Por serem direcionados ao público infantil, não devem ser muito longos, ou corremos o risco de
perder a atenção dos leitores ou ouvintes. As histórias devem ser breves e não muito complexas.
Personagens tipo:
Na maior parte das histórias, os personagens representam um comportamento coletivo, não individual. Suas características devem espelhar um padrão: por exemplo, na história da lebre e da tartaruga, a lebre representa os “preguiçosos, que gostam de vitórias fáceis”. Já a tartaruga é o tipo “persistente e batalhadora”.
Exercícios práticos:
Teste Texto fábula “O leão, o elefante e Júpiter“