como_fazer_quadro_planificador_para_estudantes

Com o início do ano lectivo trago-vos um diy para fazerem um quadro planificador semanal reutilizável.

Tanto pode servir para miúdos mais pequenos, como para os mais velhos. Chego até a dizer que dá perfeitamente para os adultos também. É uma questão de adaptarem à idade e necessidades em questão.

Este foi feito especialmente para o meu filho, que através de uma actividade lúdica, treina várias matérias dadas em aula. Basicamente é para reforçar a escrita e a leitura, sem sentir que são trabalhos da escola. Pode dar asas à sua imaginação, explorar a sua criatividade, utilizando desenhos ou palavras. Treina também os números, escrevendo a data. É ainda uma tentativa de o ensinar a ser autónomo no que se refere à sua organização diária. Agora fará por brincadeira mas espero que, de futuro, utilize como ferramenta importante na organização dos seus estudos  e da sua vida como estudante.

O melhor deste quadro é que pode ser mudado quando o fundo cansar (basta trocar o tecido) ou ter uma planificação diferente (as folhas não estão coladas). Fica a ideia.

DIY – Quadro planificador semanal reutilizável

Materiais necessários para o projecto:

– quadro simples (usei este do IKEA)

– tecido com as medidas do quadro

– folhas de papel cavalinho

– régua ou esquadro

– tesoura

– caneta de cor dourada (ou outra de preferência)

 

1º – Tirar a parte de trás do quadro. Colocar o tecido entre a tábua e o plástico transparente.

2º – Desenhar e recortar as várias partes que irão constituir o planificador. No meu caso usei uma para o título, outra para a data, cinco para cada dia útil, uma para ideias e outra ainda para frases. Coloquem essas partes entre o tecido e o plástico transparente. 

 

3º – Voltem a colocar tudo no sítio e prendam novamente a moldura.

4º – Quadro terminado. Agora é só usarem canetas permanentes para planearem a semana. Sempre que mudarem de semana, basta apagar com álcool e escrever novamente.

O que vos parece este DIY? Poderá ajudar os vossos estudantes aí em casa?

Artigo anterior – “Como melhorar a leitura das crianças – 10 dicas”

DIY – Quadro planificador semanal reutilizável
Tagged on: