Com o início do ano lectivo trago-vos um diy para fazerem um quadro planificador semanal reutilizável.
Tanto pode servir para miúdos mais pequenos, como para os mais velhos. Chego até a dizer que dá perfeitamente para os adultos também. É uma questão de adaptarem à idade e necessidades em questão.
Este foi feito especialmente para o meu filho, que através de uma actividade lúdica, treina várias matérias dadas em aula. Basicamente é para reforçar a escrita e a leitura, sem sentir que são trabalhos da escola. Pode dar asas à sua imaginação, explorar a sua criatividade, utilizando desenhos ou palavras. Treina também os números, escrevendo a data. É ainda uma tentativa de o ensinar a ser autónomo no que se refere à sua organização diária. Agora fará por brincadeira mas espero que, de futuro, utilize como ferramenta importante na organização dos seus estudos e da sua vida como estudante.
O melhor deste quadro é que pode ser mudado quando o fundo cansar (basta trocar o tecido) ou ter uma planificação diferente (as folhas não estão coladas). Fica a ideia.
DIY – Quadro planificador semanal reutilizável
Materiais necessários para o projecto:
– quadro simples (usei este do IKEA)
– tecido com as medidas do quadro
– folhas de papel cavalinho
– régua ou esquadro
– tesoura
– caneta de cor dourada (ou outra de preferência)
1º – Tirar a parte de trás do quadro. Colocar o tecido entre a tábua e o plástico transparente.
2º – Desenhar e recortar as várias partes que irão constituir o planificador. No meu caso usei uma para o título, outra para a data, cinco para cada dia útil, uma para ideias e outra ainda para frases. Coloquem essas partes entre o tecido e o plástico transparente.
3º – Voltem a colocar tudo no sítio e prendam novamente a moldura.
4º – Quadro terminado. Agora é só usarem canetas permanentes para planearem a semana. Sempre que mudarem de semana, basta apagar com álcool e escrever novamente.
O que vos parece este DIY? Poderá ajudar os vossos estudantes aí em casa?
Artigo anterior – “Como melhorar a leitura das crianças – 10 dicas”